Do cativeiro babilônico à revolta Bar Kochba

Após o tempo do rei Davi, a nação de Israel dividiu-se em dois reinos, Israel ao norte e Judá ao sul. O reino do norte de Israel foi levado ao cativeiro pelos assírios por volta de 740 A.C, e o Reino do sul de Judá, foi levado ao cativeiro babilônico cerca de 570 A.C.

Durante o seu cativeiro na Babilônia, os hebreus continuaram a falar a língua hebraica, mas ao invés de escrever o idioma com o script hebraico (muitas vezes chamado de Paleo-Hebraico), adotaram o roteiro quadrado aramaico para escrever a língua hebraica.

E o roteiro hebraico foi usado em uma base muito limitada, como alguns rolos e moedas bíblicos.

Quando os hebreus voltaram para a terra de Israel, cerca de 500 A.C, acreditava-se que os hebreus haviam abandonado a língua hebraica e, em vez disso, falavam a língua aramaica, o idioma dos seus captores na Babilônia. O Oxford Dictionary of the Christian Church, em sua primeira edição em 1958, afirmou: “[O hebraico] deixou de ser um idioma falado em torno do século IV A.C”.

No entanto, muitas evidências textuais e arqueológicas foram descobertas nos últimos anos, que revisou essa teoria há muito estabelecida.

Uma das evidências mais convincentes para o uso contínuo do hebraico no século II D.C é uma carta do general judeu Simon Bar Kockba (Shimon ben Kosva, como a primeira linha da carta indica na imagem anexada), que é datada em 135 A.C, que ele escreveu durante a segunda revolta judaica contra Roma. Esta carta, juntamente com muitos outros, foi escrita em hebraico, estabelecendo o fato de que o hebraico ainda era a língua do povo judeu, mesmo no século II D.C.

Devido à evidência esmagadora de uso continuado de Hebreus, o Oxford Dictionary of the Christian Church, em sua terceira edição em 1997, afirma; “[Hebraico] continuou a ser usado como uma linguagem falada e escrita no período do Novo Testamento”.